Esse é um guia completo sobre a computação em nuvem. Nele, você vai aprender:
- O que é computação em nuvem
- Exemplos de usos da nuvem no dia a dia
- Vantagens e desvantagens desta tecnologia
- E muito mais
Vamos começar.
O que é Computação em Nuvem?
A Computação em Nuvem (em inglês, “Cloud Computing”), se trata basicamente da capacidade de executar tarefas e acessar arquivos através da internet, onde o usuário tem acesso a servidores com alta segurança e tecnologia de ponta.
Ela tem como objetivo realizar os mais variados tipos de atividades, seja salvar uma foto, ou até mesmo fazer cálculos complexos que requerem máquinas potentes e pouco acessíveis para um indivíduo comum.
É uma tecnologia que veio para ficar e que se tornará cada vez mais utilizada no futuro, tendo em vista que salvar arquivos importantes em um pen drive, HD externo ou no seu próprio computador pode ser um risco considerável caso ocorra danos aos mesmos.
Inclusive você provavelmente está utilizando a nuvem no seu dia, seja usando o Google Drive, Google Slides, as notas do seu celular ou até mesmo o seu e-mail. Isso porque quando você envia e-mails eles não ficam guardados no seu dispositivo, e sim na “nuvem”.
Ainda está confuso? Abaixo vou explicar como a nuvem funciona e dar exemplos para que fique mais claro.
Como a nuvem funciona?
A computação em nuvem é composta basicamente por servidores. Esses servidores são grandes instalações que empresas como Microsoft e Google possuem e são compostos por 3 principais componentes:
- Computadores de grande porte, feitos especificamente para gerenciar o armazenamento e o tráfego de dados.
- Grandes armários com inúmeros cabos de rede, que permitem que os usuários acessem os arquivos guardados ali.
- E uma quantidade enorme de armazenadores de memória. Antigamente predominavam os HD ‘s, porém estão sendo gradualmente trocados por SSDs por serem mais seguros. Você pode ver a diferença entre HDs e SSDs aqui.
Estas instalações ficam responsáveis por trazer os serviços e ferramentas que podemos acessar através do nosso navegador de internet ou de aplicativos.
Por aparentemente puxar direto da internet esses dados, parece algo vindo da “nuvem”, por isso o nome.
Para ficar mais claro como funciona, vamos para um exemplo. Digamos que você queira guardar uma foto na “nuvem”.
Você primeiro vai acessar um serviço de nuvem como o Google Drive. Depois, irá fazer o upload da sua foto nele. Quando sua foto terminou de ser enviada, isso significa que ela foi enviada com sucesso para os dispositivos da nuvem.
É como se você tivesse enviado uma foto para um HD, porém, esse HD fica disponível através da internet onde você pode acessá-lo quando quiser e não precisa estar com um dispositivo físico próximo para isso.
As vantagens e desvantagens de utilizar a nuvem
Nenhuma invenção traz apenas milagres, então é óbvio que uma tecnologia com um impacto tão grande assim nos dias atuais tem também algumas desvantagens, não é mesmo?
A seguir irei citar algumas vantagens e depois desvantagens dessa tecnologia.
Vantagem 1: Seus arquivos estarão a salvo
Talvez a principal vantagem da computação em nuvem seja a capacidade de salvar seus arquivos em um servidor remoto, te salvando da dor de cabeça de perder seus preciosos dados por causa de uma pane no PC ou porque esqueceu seu pen drive na sua calça que colocou pra lavar.
Graças a essa capacidade, seus arquivos sempre estarão a salvo e prontos para você acessar sempre que precisar.
Vantagem 2: Você não precisa de um computador potente
Nem todo mundo tem dinheiro para ter um computador potente para trabalhar com determinados programas, mesmo precisando deles. Uma vantagem da computação em nuvem é que existem empresas especializadas nisso.
Elas disponibilizam seus servidores com grande taxa de processamento para que as pessoas possam realizar seus trabalhos como cálculos complexos, edições de vídeo, simulações e até mesmo para rodar jogos.
Vantagem 3: Tem todo tipo de serviço que precisar
Você é uma pesquisadora? Programador? Fotógrafo? Editor de vídeos? Precisa criar planilhas? Independente do que você precise, hoje em dia há diversas opções para você aproveitar do serviço de Computação em Nuvem.
A quantidade de possibilidades é tão variada, que empresas fornecem a capacidade de rodar um sistema operacional inteiro remotamente — sim, você usa uma espécie de computador a distância.
Desvantagem 1: Está confiando suas informações a terceiros
Pois é, infelizmente nem tudo são rosas. Querendo ou não, ao utilizar esse tipo de tecnologia, você vai estar confiando a empresas dados que muitas vezes são pessoais. Por isso é muito importante saber em quem você vai confiar.
Para isso existe um site que resume os termos de compromisso de diversas empresas que oferecem Computação em Nuvem. O tosdr.org tem uma lista de inúmeros sites — e até redes sociais — explicando o que os termos de compromisso exigem dos usuários e se isso é nocivo ou não para você.
Com alguns escândalos recentes sobre vazamento ou venda de dados, é importante ressaltar que normalmente sites gratuitos normalmente têm a tendência de estarem mais suscetíveis a esse tipo de ocorrência.
Afinal, se o serviço é gratuito, isso significa que os custos da empresa são pagos de alguma outra forma, então é importante sempre ter noção da reputação da empresa. E claro, nem todas as empresas que fornecem algo gratuito são vilãs.
Os maiores serviços de computação em nuvem como o Microsoft 365 e Google Drive possuem versões gratuitas.
Desvantagem 2: Seus dados podem ser interceptados
Sim, infelizmente os hackers estão à espreita a qualquer momento. Se uma empresa — ou você — não tomar cuidado com a segurança contra invasões, esses dados podem vir a ser roubados por indivíduos mal intencionados.
Desvantagem 3: Sem internet, sem serviços
O maior problema da computação em nuvem, é que o ponto forte desta tecnologia, também é o seu ponto fraco. Afinal, sem internet, você não é capaz de utilizar todos os serviços e facilidades que são oferecidas.
Exemplos e tipos de computação em nuvem que usamos no dia a dia
Abaixo seguem alguns exemplos de computação em nuvem mais comuns de hoje em dia.
1. Google Drive
Conforme mencionei anteriormente, o Google Drive é um belo exemplo de computação em nuvem. Além de armazenar inúmeros tipos de arquivo, ainda te permite criar documentos, planilhas e apresentações gratuitamente, tudo isso usando o processamento da empresa!
2. Dropbox
Existente no mercado há anos, a Dropbox é uma ferramenta de Computação em Nuvem especializada em armazenamento de dados e na proteção deles. O que quer que você coloque lá, a empresa promete guardar com carinho.
3. Nvidia GeForce Now
Uma aposta recente da Gigante de placas de vídeo é Computação em Nuvem voltada para jogos. Nela, a empresa permite que até aquele seu computador velhinho possa rodar jogos de última geração através desta função.
O Geforce Now funciona como um serviço de streaming pago, onde você assina para ter acesso aos servidores lotados de jogos que você pode acessar e jogar quando quiser, basta apenas conectar pela internet.
Uma recomendação interessante seja talvez ter um computador com placa de vídeo da Nvidia, a empresa normalmente oferece vantagens para donos de produtos da mesma.
Não sabe a melhor forma de adquirir? Fique tranquilo, fizemos um guia para você escolher bons notebooks gamers baratos.
4. AWS – Amazon Web Services
Esse serviço da Amazon é extremamente vasto e amplo. A empresa fornece diversos tipos de ferramentas para desenvolvedores, como ter um servidor hospedado na empresa.
É uma ferramenta poderosa que vem se tornando cada vez mais robusta e mais utilizada, pela capacidade de criar domínios, fazer testes de benchmark, aliar tecnologia no desenvolvimento de jogos e etc.
Conclusão
Este foi o guia completo sobre a computação em nuvem.
Agora quando estiver acessando os aplicativos que já usava no dia a dia, você vai entender perfeitamente como eles funcionam.
Mas eu quero ouvir de você.
Quais aplicativos da nuvem você mais usa no dia a dia?
Deixe um comentário rápido abaixo e se ficou alguma dúvida ficamos felizes de responder e ajudar.
2 comentários em “O Que é Computação em Nuvem? Um Guia Completo (2024)”
Eu uso o Google Drive. É perfeito e tem um bom armazenamento
Bom também é que este bom armazenamento é tanto na versão gratuita quanto paga 🙂