Notebook Para Estudar: Os 7 Melhores Bons e Baratos de 2021

os 7 melhores notebooks para estudar

Para quem quer a resposta rápida sobre qual melhor notebook para estudar, recomendamos o Notebook Lenovo Ultrafino Ideapad S145 Ryzen 7. Ele possui o maior preço da lista, porém, tem o melhor desempenho e suas configurações darão conta do recado por vários anos.

Um notebook para estudar é ferramenta obrigatória nos dias de hoje, já que a tecnologia vem avançando de forma extremamente rápida na última década e sendo cada vez mais necessária na rotina de estudos.

Num mundo pós pandemia, essa necessidade se tornou ainda mais perceptível, já que as aulas online se tornaram basicamente obrigatórias.

Porém, não é qualquer notebook que vai ser ideal para você estudar.

Você precisa ter as configurações certas na sua máquina para que o seu dia a dia não se torne um pesadelo e seu notebook não viva travando enquanto assiste aula ou faz trabalhos…

Para te ajudar a escolher o notebook ideal para estudar, fizemos uma lista com alguns dos melhores notebooks com uma boa relação de custo benefício.

Além de serem bons para estudos, alguns desses notebooks também possuem boas configurações para atividades de lazer como jogos, assistir filmes, séries…

Então, vamos lá!

Os Melhores Notebooks para Estudar de 2021

Como escolher um notebook para estudos? Passo a passo

A primeira pergunta que provavelmente vem em nossas mentes quando queremos comprar um notebook bom para estudos é: como sei que ele vai atender minhas necessidades e expectativas?

Essa pergunta é até fácil de responder quando se trata de alguns casos como:

Se eu preciso guardar muitos arquivos pesados, é só comprar um dispositivo com armazenamento maior.

Mas o que fazer quando se trata de videoconferência? Produzir apresentações? Ou ler arquivos e processar arquivos? Já parou pra pensar no peso que ele vai fazer em sua mochila? Você pretende utilizar para outras tarefas além do estudo?

Um bom começo é entender que tipo de aplicação você irá usar no seu computador, e que tipo de atividades você irá exercer com ele.

A partir disso, você vai entender melhor quais as configurações melhor se encaixam em suas necessidades, como maior bateria, processador mais rápido, uma boa memória RAM, etc.

Para te ajudar com isso, aqui estão algumas dicas que vão te dar uma bela direção no seu notebook ideal para estudar.

Verifique o tamanho e peso do notebook para estudos mais adequado para sua situação

Se você precisa levar seu computador para vários lugares, é melhor que ele seja leve.

Normalmente computadores com configurações mais robustas tendem a ter um peso maior, então é sempre importante levar isso em consideração, afinal, não queremos você com uma bela dor nas costas.

Caso você tenha o costume de levar livros na mochila junto do notebook, é importante considerar comprar um notebook que tenha por volta de 1-2 kg.

Qual a capacidade ideal da bateria para você?

Para quem precisa — e gosta — de utilizar seu computador por longas jornadas de estudo ou trabalho longe de uma tomada, deve prestar bastante atenção com relação a capacidade da bateria. Ninguém quer ver o computador desligar no meio da apresentação, o desespero de uma situação dessas deve ser terrível.

O quão rápido você gostaria que fosse seu notebook? Entenda sobre processador e memória RAM

Uma boa forma de entender se o seu computador vai servir bem ao propósito que você deseja, é entender se suas aplicações exigem muito do processador, ou da memória RAM, ou de ambos.

A memória RAM vai te ajudar a manter diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto o processador ajuda a transformar a programação e contas matemáticas em uma resposta visual que você interage.

Uma boa memória RAM precisa de uma boa quantidade de GB. No geral, 8GB é uma ótima configuração para diversos tipos de usos no dia a dia de estudos.

Já o processador precisa ter uma boa taxa de Ghz, Núcleos e Mb. Não se preocupe, iremos dizer quais são os melhores nesses quesitos quando chegarmos na lista.

Mas tenha em mente que se você usa computador para acessar várias páginas da web, isso exige mais da sua memória RAM. Já o processador trabalha mais para abrir e executar novas tarefas nos aplicativos.

Se você focar nesses um notebook que tenha esses dois principais componentes potentes, seu notebook não vai lhe dar dores de cabeça no futuro e a vida útil da sua máquina vai ser muito maior.

Quanto mais você saber sobre o assunto, melhor serão suas escolhas, então recomendamos que leia nosso Guia Completo Sobre Memórias RAM.

Escolha o tipo e quantidade de armazenamento mais ideal para sua necessidade

Se você utiliza apenas documentos, apresentações, planilhas e outros arquivos leves similares, talvez não seja sua prioridade possuir 1 TB de memória ou investir em um SSD. Isso com certeza irá te ajudar a poupar um pouco mais de dinheiro e focar em outras especificações.

Mas caso você trabalhe com muitas aplicações que deixam seu computador mais lento, ou goste de um notebook que abra os programas mais rápido, uma boa opção é procurar por um SSD.

Os SSDs vêm se tornando mais acessíveis nos últimos tempos e permitem carregar arquivos em alta velocidade. Caso queira entender mais sobre o que é SSD, basta clicar no link.

Se você precisa armazenar arquivos grandes, como vídeos e imagens de alta resolução, a recomendação é realmente procurar por HDs que possuam de 1TB para cima. Se não é o seu caso, um HD de 500 GB ou até menos pode lhe entregar o que deseja.

Chromebooks valem a pena?

Caso não saiba, Chromebooks são notebooks com sistema operacional da Google, que possuem um valor menor do que notebooks convencionais, porém são menos completos e necessitam de internet para funcionar.

Eles ainda assim são ótimos para estudo e trabalho, já que costumam apresentar certa velocidade de desempenho e entregar funcionalidades essenciais de produtividade, como criar planilhas e documentos, navegar na web e acessar a Play Store.

Ele permite que alguns aplicativos sejam utilizados de forma off-line para que não corra o risco de depender da internet para produzir alguma coisa. Também permite salvar arquivos no próprio dispositivo, então é necessário pensar em quais arquivos você quer na nuvem, no dispositivo, ou em ambos os lugares.

Como só funciona com aplicativos da Play Store e da Google, um problema é que se você precisa utilizar um software que roda apenas em Sistemas Operacionais nativos de computador, o Chromebook não vai te entregar o que precisa.

Caso você precise de um software que não exista na Play Store para estudar ou trabalhar, então não é recomendável comprar um. Mas caso você precise utilizar quase que exclusivamente para planilhas, documentos e apresentações por um preço camarada, é uma boa escolha.

Eles também costumam ser bem leves, o que vai te dar mais conforto na hora de levar por aí. Para lazer, ele consegue rodar alguns jogos, dá para assistir Netflix e navegar pela web. Qualquer coisa além disso irá causar travamentos no computador.

Apesar de ter componentes que tem uma performance que valem bem mais que o preço de venda no mercado — o que é uma coisa boa — o sistema ainda depende bastante da internet para diversas funções, o que pode frustrar alguns usuários.

Para o segmento que os Chromebooks se encontram, a bateria tem uma durabilidade muito boa.

Vale ressaltar também que Chromebooks normalmente possuem pouca capacidade de armazenamento, já que apostam em armazenar a maioria dos arquivos na nuvem. Ao comprar um, você ganha 100 GB gratuitos por um ano, após isso será preciso renovar.

O Melhor Notebook Para Estudos no Geral: Lenovo Ultrafino Ideapad S145 Ryzen 7

Notebook para estudar Lenovo Ultrafino ideapad

Pra não fazer você perder seu tempo, já começamos chutando a porta e o balde também. Esse notebook tem configurações maravilhosas que com certeza vão entregar o que você precisa ou vai precisar para estudar ou trabalhar.

O processador Ryzen 7 de terceira geração com placa de vídeo gráfica integrada irá te permitir não só rodar programas pesados, como também irá proporcionar um belo desempenho caso você goste de jogar em momentos de lazer.

Essas configurações permitem que você jogue com boas configurações até mesmo os jogos mais recentes.

A tecnologia Ryzen do AMD pode ser considerada a mais avançada nos dias atuais, superando o desempenho dos processadores Intel desde sua estreia no mercado, e com a tecnologia Zen, o desempenho supera até as mais altas expectativas.

Para efeitos de comparação, utilizamos o Ryzen 5 de segunda geração para alguns testes e ele foi capaz de rodar Resident Evil 7 com gráficos altos.

Os 8GB de memória oferecem a capacidade ideal para os dias atuais exigidos pela maioria dos programas de computador. Combinados com seus 512 GB em memória SSD, o seu carregamento de arquivos e leitura deles será em um piscar de olhos.

Então não importa se você vai usar o notebook para assistir aula, editar vídeos de seminários ou rodar programas pesados de arquitetura como AutoCad, esse notebook vai ser o melhor de todos para estudar.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características do Notebook Para Estudos da Lenovo:

  • Processador: AMD Ryzen 7-3700U (2.3GHz)
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon RX Vega 10 integrada
  • Memória RAM: 8GB
  • Tela: 15.6″ Full HD (1920×1080) Antirreflexo
  • Armazenamento: 512 GB SSD
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home

O Melhor Notebook Para Estudantes Custo-Benefício: Lenovo Ultrafino Ideapad S145 i3-1005G1

Notebook para estudantes Lenovo Ultrafino ideapad

Caso o preço do notebook anterior não tenha te agradado, mas você tenha gostado das especificações, o Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i3-1005G1 é uma versão do mesmo notebook acima, porém, tem um preço muito mais acessível e possui configurações diferentes.

O Ryzen 7 é substituído por um Intel Core i3 de décima geração e a memória RAM dele possui 4GB ao invés de 8GB. Isso significa que você não terá um notebook tão rápido quanto o da primeira opção, porém, essas configurações ainda permitem que você rode programas como o Microsoft Word, navegadores web e PowerPoint com bastante rapidez.

Já o seu armazenamento é muito maior, contando com 1TB de memória. Isso é ideal para você que precisa guardar muitos arquivos como vídeos de seminários, livros, pesquisas acadêmicas e apresentações.

Então, caso esteja buscando um notebook para faculdade ou estudos que vá rodar seus programas do dia a dia muito bem e tenha um ótimo custo-benefício, essa é a opção ideal para você.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Para Estudar:

  • Processador: i3-1005G1
  • Placa de Vídeo: Gráficos UHD Intel® para processadores Intel® Core™ da 10ª Geração OU GeForce MX110
  • Memória RAM: 4 GB
  • Tela: Tela Antirreflexo de 15.6″
  • Armazenamento: 1 Tb HD
  • Sistema Operacional: Windows 10

O Melhor Notebook Samsung Para Estudantes: Samsung Book E30 Intel® Core™ i3-10110U

Notebook bom e barato para estudo da samsung

A Samsung costuma ser famosa por oferecer alguns notebooks com um bom custo benefício. Esse aqui possui uma tela muito bonita e 1TB de armazenamento, o que vai te permitir guardar bastante coisa nele.

O processador é um bom Intel Core i3 de 10ª geração, então o desempenho também irá te permitir estudar e acessar videochamadas sem problemas.

Vale a pena prestar atenção no peso. Afinal ele pesa cerca de 3Kg, o que pode pesar bastante na mochila na hora de levar por aí.

O diferencial deste notebook é que ele possibilita adicionar SSD e trocar o HD de forma fácil, então dá para você fazer um upgrade na velocidade dele sem muita dor de cabeça.

P.S: Caso esteja cursando engenharia, aqui está um artigo com os melhores notebooks para estudante de engenharia.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Samsung Para Estudantes:

  • Processador: Intel Core i3-10110U
  • Placa de Vídeo: Gráficos UHD Intel® para processadores Intel® Core™ da 10ª Geração
  • Memória RAM: 4 Gb
  • Tela: Tela de Antireflexo Full HD de 15.6”
  • Armazenamento: 1 Tb HD
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home

O Melhor Notebook Para Estudar da Dell com Custo-Benefício: Inspiron i15-3583-AS05P

Notebook para estudar Dell Inspiron i15-3583-AS05P

A linha Inspiron da Dell é focada em tentar trazer computadores que entregam um desempenho razoável por um bom custo benefício.

É uma linha que já existe há anos e a qualidade e assertividade em cumprir com esses propósitos sempre se manteve.

Esse notebook entrega configurações modestas, mas no geral, o que mais se destaca é o armazenamento em SSD.

Para usos comuns como edição de documentos, pesquisas e apresentações, esse computador desempenha um bom papel e é uma ótima opção para quem gosta dos notebooks da Dell.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Ideal Para Estudar:

  • Processador: Intel Pentium Gold 5405U 8ª Geração
  • Placa de Vídeo: Intel® UHD Graphics for 8th Generation Intel® Processors
  • Memória RAM: 4 Gb
  • Tela: HD (1366 x 768) de 15,6″ Antirreflexo
  • Armazenamento: 128 Gb SSD
  • Sistema Operacional: Windows 10

O Melhor Notebook para Estudos da Dell no Geral: Inspiron i15-3583-AS55P

Notebook estudante i15-3583-AS55P

Seguindo a linha do seu irmão descrito na posição anterior, porém, com configurações melhores e mais avançadas, o Notebook Dell Inspiron i15-3583-AS55P é uma ótima opção de notebook para trabalho e estudo.

Com o processador Intel Core i3-8145U de 8ª geração e um SSD que suporta o dobro de armazenamento, esse é um computador bem veloz para você estudar no dia a dia.

Ele tem uma placa de vídeo integrada que pode te ajudar a usar programas que exigem uma capacidade gráfica mais simples e podem rodar até mesmo alguns jogos.

Caso tenha um orçamento maior para investir em um notebook Dell, recomendamos que você invista nesse, já que ele tem uma performance melhor.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Para Universitários e Estudantes:

  • Processador: Intel Core i3-8145U
  • Placa de Vídeo: Intel® UHD Graphics for 8th Generation Intel® Processors
  • Memória RAM: 4 GB
  • Tela: HD (1366 x 768) de 15,6″ Antirreflexo
  • Armazenamento: 256 Gb SSD
  • Sistema Operacional: Windows 10

O Melhor Notebook Pequeno Para Faculdade e Estudos: Chromebook Acer R721T-488H

notebook para estudo chromebook acer

Caso você trabalhe majoritariamente com documentos ou navegação na web e queira um notebook pequeno, pode ser bem interessante olhar para os Chromebooks, como explicamos anteriormente.

Isso porque o desempenho para essas funções é bom e você consegue atingir seus objetivos com um preço bem mais acessível do que os outros na lista.

Este Chromebook Acer apresenta configurações interessantes, já que conta com um processador AMD, que para Chromebooks significa um desempenho melhor.

O armazenamento de Chromebooks é através de eMMC, que é uma tecnologia similar ao de cartões de memória que você insere em máquinas fotográficas e celulares.

A diferença é que esse é integrado diretamente na placa, então é sempre importante verificar se é possível expandir a memória.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Bom e Barato Para Estudo:

  • Processador: AMD A-Series A4-9120C
  • Placa de Vídeo: Radeon™ R4 Graphics
  • Memória RAM: 4 Gb
  • Tela: HD (1366 x 768) de 11,6″
  • Armazenamento: 32 GB HDD eMMC
  • Sistema Operacional: Chrome OS

Melhor Notebook Bom e Barato Para Estudo: Chromebook SAMSUNG Intel Dual-Core XE310XBA-KT2BR

notebook bom para estudos samsung chromebook

Essa talvez seja a máquina mais singela da lista e vai te auxiliar muito bem apenas na produção de documentos ou edição de algumas fotos leves, além de navegar pela web.

Porém, é uma boa opção de para quem está com o orçamento apertado e precisa de um notebook bom e barato para estudar.

Se você pretende utilizar um leque maior de variedades, recomendamos olhar as máquinas apresentadas anteriormente.

>> VERIFICAR O PREÇO ATUAL <<

Principais Características deste Notebook Para Estudos:

  • Processador: Intel Celeron n4000
  • Placa de Vídeo: Gráficos UHD Intel® 600
  • Memória RAM: 4 Gb
  • Tela: HD (1366 x 768) de 11,6″ Antirreflexo
  • Armazenamento: 64Gb HDD eMMC
  • Sistema Operacional: Chrome OS

Conclusão

Então aqui está a lista dos melhores notebooks para estudar de 2021.

Buscamos mostrar desde os notebooks mais baratos, até os com maior performance que vão rodar todas as suas tarefas de estudos ao mesmo tempo que permite que você jogue bons jogos na hora de lazer.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a decidir melhor uma forma de conseguir uma máquina que te ajude a cumprir com seus objetivos.

E você? O que achou da lista? Tem algum notebook bom e barato que a gente deixou de fora? Conta pra gente nos comentários! Esperamos você em um próximo post, até mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *