O Que é Memória RAM? Aqui Está Tudo o Que Você Precisa Saber

memoria ram

Este é o guia definitivo sobre memória RAM.

Nele, você vai aprender:

  • O que é memória RAM e qual sua função
  • Quais são os tipos de memória RAM
  • Como limpar sua memória RAM
  • E muito mais

Então, se você quer aprender tudo sobre memórias RAM, você está no lugar certo.

Vamos começar.

O que é memória RAM?

RAM é abreviação de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório) e é a memória de curto prazo de um computador.

Ela é composta por um tecnologia de armazenamento super rápida que guarda dados do seu dispositivo temporariamente para que você possa utilizá-los enquanto ele está ligado.

Sem uma memória RAM, você não conseguiria abrir seus programas ou arquivos — sejam eles fotos, vídeos, abas do navegador, editores de texto, entre outros.

Como funciona e para que serve uma memória RAM?

Enquanto os HDs e SSDs servem como dispositivos de armazenamento permanentes, as memórias RAMs servem para armazenar temporariamente seus arquivos e programas.

Isso significa que assim que você desliga seu computador, todos os dados da memória RAM desaparecem.

Mas porque utilizar uma memória RAM, já que vou perder meus dados quando o computador for desligado?

Bom, é aí onde você vai realmente entender o objetivo dela.

A memória RAM é muito veloz — chegando ser até mesmo 100 vezes mais rápida do que as soluções de armazenamento padrões.

Por isso, ela serve perfeitamente para trabalhar com as aplicações que você precisa abrir enquanto está usando um computador (como o navegador), já que assim que você clica em um comando, você espera uma resposta rápida ou até mesmo instantânea.

Para ter uma resposta rápida e para que você interaja com o programa aberto com velocidade, seu computador precisa armazenar e processar essa tarefa na memória RAM, ao invés de puxar e processar pelo HD.

Uma boa analogia para você entender bem o funcionamento da memória RAM é a seguinte:

Imagine que você estuda todos os dias na sua casa.

mesa de estudos

Para isso, você interage com três principais ferramentas:

  • Seu armário: onde você guarda seus materiais de estudo.
  • Seus materiais: livros, canetas, lápis, papéis.
  • Sua mesa de estudos: local onde você reúne seus materiais para estudar.

Nesse esquema, o equivalente em peças computacionais seria:

  • Seu armário: o armário seria o HD, onde você guarda todos os seus arquivos permanentemente, independente se você vai trabalhar neles no momento ou não.
  • Seus materiais: são os arquivos e programas do seu computador.
  • Sua mesa de estudos: seria a memória RAM, que é o local que reúne os materiais necessários enquanto você está os utilizando.

Sendo assim, fica simples de entender que a memória RAM serve como um espaço de armazenamento e execução temporária.

Porque depois que você finaliza uma tarefa (seus estudos), seus arquivos (materiais) são movidos da memória RAM (mesa de estudos) e guardados permanentemente no HD (armário).

Outro ponto importante para entender aqui é que quando você está estudando, você não quer ir buscar os materiais um por vez. Você quer que todos eles estejam na sua mesa para que você possa pegá-los instantaneamente quando precisa.

Com o computador é da mesma forma.

Quando você clica em um comando para abrir um programa, seu sistema operacional não quer carregar os arquivos direto do HD, já que ele é mais lento que a memória RAM e isso demoraria muito.

Ele vai levar primeiro os dados do HD para sua memória RAM, a memória RAM vai processar o que você precisa utilizar e isso vai aparecer na sua tela com muito mais rapidez.

Por exemplo, digamos que você queira abrir uma planilha já existente no seu computador para trabalhar nela.

excel

Você vai clicar na planilha (que está armazenada no seu HD) e a partir daí seu sistema a levará para ser processada e trabalhada pela memória RAM.

Dessa forma você vai poder trabalhar nela com respostas muito mais rápidas, já que a memória RAM é uma peça super veloz.

Quando terminar de utilizar a planilha, você clicará no botão de salvar e ela será enviada novamente para o HD, onde ficará guardada permanentemente.

Assim que fechar o Excel, o sistema operacional liberará o espaço da RAM que você estava utilizando e o deixará disponível para a próxima tarefa que você vai executar.

É dessa forma que funciona a interação do sistema operacional, com o HD e a memória RAM.

No final das contas, a memória RAM serve para aumentar a velocidade e o desempenho do seu computador.

Uma curiosidade legal que te ajuda a entender melhor as memórias RAMs é a seguinte: sabe quando você está abrindo um programa e ele tem uma tela de carregamento?

barra de carregamento enquanto arquivos movem para memoria ram

Isso é basicamente o seu sistema copiando as informações do programa (no caso de jogos coisas como personagens, mapa, objetos) para a RAM para que você possa executá-lo com rapidez.

Quanto de memória RAM você precisa ter no seu computador?

Quanto mais memória seu computador tiver, melhor.

Porém, caso você não utilize toda a capacidade da sua memória RAM, ou chegue próximo disso, ter mais memória RAM não vai deixar seu computador mais rápido.

Se você sempre usa arquivos simultaneamente que precisam de apenas 6GB combinados, ter uma memória RAM de 8GB será muito bom, porém, uma de 16GB não irá fazer tanta diferença, já que a primeira opção já é mais do que o suficiente para o seu uso.

Como muitas coisas relacionadas a computadores e notebook, a resposta definitiva é: depende do seu uso.

Isso vai variar com base nos requisitos dos programas que você vai utilizar, de quantos programas você gosta (ou precisa) abrir permanentemente no seu computador e do quanto você é impaciente e precisa de uma máquina rápida.

Mas, para te ajudar a escolher uma adequada para suas necessidades, aqui vão algumas instruções gerais:

  • Memória RAM de 4GB: se você utiliza o computador apenas para tarefas básicas como acessar internet, mexer em planilhas de excel ou até mesmo ver filmes, uma memória de 4GB vai ser o suficiente.
  • Memória RAM de 8GB: ideal para quem trabalhar com vários programas abertos ao mesmo tempo ou jogar jogos mais leves.
  • Memória RAM de 16GB ou mais: recomendada para usos específicos como programas mais pesados, jogos exigentes, edição de fotos e vídeos em alta definição, programação ou até mesmo para quem é impaciente e não quer passar nenhum tipo de dor de cabeça com lentidões.

Para o usuário mediano, recomendamos 8GB. Ela vai ter espaço de sobra e não vai ser tão cara quanto uma de 16GB, que pode ser desnecessária em situações comuns de uso.

Quais são os tipos diferentes de memória RAM?

Hoje em dia, os tipos de memórias RAMs mais comum do mercado são as DDRs.

tipos de memoria ram ddr

DDR é a abreviação de Double Data Rate (Taxa Dupla de Transferência) e isso basicamente significa que esse tipo de memória conseguem fazer transferências de dois dados ao mesmo tempo, o que aumenta a velocidade da peça.

Porém, nem toda memória RAM DDR é igual.

Assim como com outras peças de computador, os cientistas sempre buscam evoluir as memórias para elas aumentarem em velocidade e capacidade, enquanto diminuem em tamanho e quantidade de energia que consomem.

É aí onde entram as diferenças entre os modelos de DDRs, que são representados por números, como DDR2, DDR3, DDR4, DDR5.

Por via de regra, quanto maior o número após o DDR, melhor a memória, já que ela é construída com tecnologias superiores para melhorar a eficiência da sua máquina.

A RAM mais comum atualmente é a DDR4, que pode ter entre 4GB e 16GB por placa e uma frequência entre 2.133 até 4.266 MHz (a frequência determina a velocidade máxima de transferência de dados para o processador e quanto maior, mais veloz).

Mas qual a diferença entre memória ROM e memória RAM?

Essa é uma dúvida comum, devido a principalmente seus nomes soarem parecidos.

Porém, esses dois tipos de memória são bem diferentes.

ROM é abreviação para Read-Only Memory (Memória Somente de Leitura) e ela faz exatamente o que seu nome diz: permite que o computador apenas leia dados nela.

Isso pode parecer estranho, porém, você deve estar bem familiarizado com esses tipos de memórias: em CDS-ROMs onde você pode ouvir músicas ou DVD-ROMs onde você pode ver filmes.

Os 3 passos para você limpar a memória RAM do seu PC

Você já tem uma memória RAM no seu computador e quer saber como melhorar o desempenho dela?

Uma ótima forma de fazer isso é limpando ela e liberando seu espaço.

Veja aqui como fazer isso:

1. Desative programas desnecessários que inicializam junto com seu sistema

Quando você inicia seu computador, alguns programas são automaticamente carregados no seu sistema, como um antivírus ou o Java.

Muitos dos programas são essenciais (como o antivírus), porém, outros nem tanto,

Esses programas que não são essenciais acabam tomando espaço desnecessário da sua memória RAM.

Para liberar esse espaço e ter uma RAM mais livre, o melhor que você deve fazer é impedir que esses softwares sejam iniciados.

Para fazer isso, é bem simples.

Primeiro, pressione Alt + Ctrl + Delete e abra o gerenciador de tarefas.

Depois, verifique em Status quais programas você quer que inicie com seu computador e desabilite os que você não precisa.

desabilitar programas gerenciador de tarefas para liberar memoria ram

Dica bônus: ainda no gerenciador de tarefas, outra coisa que você pode verificar são os programas que estão puxando muita memória do seu computador e não estão sendo utilizados.

Para encerrá-los, basta clicar em Finalizar Tarefa.

finalizar tarefa no gerenciador de tarefas para limpar memória ram

Nesse exemplo, o Google Chrome está ocupando muito a memória. Caso não queira mais utilizá-lo, você pode fechar o programa ou finalizar a tarefa.

2. Reinicie o seu computador

Essa é uma dica simples, mas que funciona.

Toda vez que você desliga seu computador, tudo que estava ocupando a memória RAM dele é apagado (essa memória é temporária, lembra?).

Por isso, quando estiver utilizando seu computador e ele ficar tão lento que você está tendo dor de cabeça no uso, vale a pena reiniciá-lo e focar na tarefa que você quer rodar nele no momento.

Isso vai garantir que a sua memória RAM volte a um estado mais limpo e seu dispositivo fique mais rápido.

3. Desinstale programas desnecessários

É comum baixarmos diversos programas no computador e com o tempo deixá-los na máquina apenas por inércia.

Esses programas não utilizados podem acabar pesando na memória RAM do seu computador.

Para limpá-la, basta desinstalar esses programas. Uma maneira de encontrá-los também é utilizando o gerenciador de tarefas, na aba de processos.

gerenciador de tarefas e processos

Aqui você pode encontrar programas que nunca mais abriu, mas que ficam ocupando sua memória RAM sem você saber.

Basta desinstalá-los para ter uma melhoria na performance.

Conclusão

Espero que tenha gostado desse guia completo sobre memória RAM.

Agora, gostaríamos de ouvir sua opinião.

Qual memória RAM você tem instalada na sua máquina? Ela é rápida?

Caso não tenha uma memória, qual você planeja comprar?

Ficou com alguma dúvida em relação as memórias RAMs?

Seja o que for, deixe seu comentário. Vamos ficar felizes em conversar com você e te ajudá-lo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no skype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *