Se você está com pressa e simplesmente quer saber qual é o melhor notebook gamer de todos, recomendamos o Notebook Dell Alienware m15 R7. Ele possui o maior preço da lista, porém, tem o melhor desempenho e suas configurações darão conta do recado por vários anos.
Você quer um notebook para rodar os seus jogos com a melhor qualidade gráfica possível?
É um jogador competitivo que viaja bastante, e precisa de um notebook para manter a jogatina com um alto desempenho?
Seja qual for o motivo, você está aqui para encontrar o melhor notebook gamer, que se encaixe nas suas necessidades.
Neste guia, iremos te ensinar como escolher o notebook ideal, além de trazer algumas indicações selecionadas a dedo pela nossa equipe.
Eu sou um especialista formado em redes de computadores, e nesse artigo vou te mostrar exatamente quais são as melhores opções de notebooks gamers para você comprar em 2024.
Quer saber quais são? Então vamos lá.
Os Melhores Notebooks Para Jogos de 2024:
- Melhor Notebook Gamer no geral: Dell Alienware m15 R7
- Melhor Notebook Gamer custo-benefício: ASUS Gamer ROG Strix G16
- Melhor Notebook Gamer intermediário com custo-benefício: Dell G15-i1200
- Melhor Laptop Gamer intermediário: Predator Helios 300
- O Melhor Notebook Gamer Barato com Intel: Lenovo ideapad Gaming 3i
Como escolher um notebook bom para jogos?
Para um entusiasta de computadores voltados para jogos, essa pergunta pode parecer fácil, porém todos nós já tivemos essa dúvida um dia, e se você está adentrando neste mundo agora e também possui essa dúvida primordial, então veio ao lugar certo!
Para escolher um bom computador para rodar bem seus jogos, é necessário estar atento às especificações que o computador possui, já que cada um dos componentes irá influenciar diretamente no desempenho da máquina na hora de rodar um jogo. Principalmente a Placa de Vídeo.
Outros componentes como Processador e Memória RAM também possuem papéis importantes, e o armazenamento pode ter uma funcionalidade que pode ser bem interessante quando bem explorada.
Nessa lista, incluímos tanto notebooks topo de linha, com os componentes mais potentes e visuais robustos quanto notebooks medianos e de entrada, com um ótimo custo-benefício.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
A placa de vídeo é uma das peças mais importantes. Escolha uma com estas características
A placa de vídeo é importantíssima para rodar jogos, pois é com ela que você irá fazer o processamento gráfico. Ou seja, quanto melhor a placa for, mais rápido e com melhor qualidade você irá poder se divertir e vislumbrar o visual dos seus jogos!
Pode até mesmo se dizer que a placa de vídeo é a peça mais importante para esse tipo de trabalho. Afinal, vídeos de alta resolução requerem GPU’s robustas (GPU é a unidade de processamento da placa de vídeo, assim como a do processador é chamada de CPU).
Além de garantir resoluções maiores, a GPU é responsável por permitir que efeitos visuais e a taxa de “FPS” (do inglês “Frames per second” que significa Quadros por segundo) tenham uma qualidade maior e melhor.
Os efeitos com certeza dão mais realismo ou beleza aos jogos, enquanto que uma quantidade de quadros por segundo maior irá dar mais fluidez às animações que ocorrem em tela.
Vale ressaltar que a quantidade de “VRAM” (O armazenamento da placa, que você vê nos anúncios, que tem 1GB, 2GB, 3GB, 4GB, 6GB, etc.) vai te permitir ter texturas melhores e maiores resoluções, MAS não é sinônimo de uma placa mais potente.
A arquitetura de fabricação da placa sempre será mandatório para um desempenho melhor. Então vale sempre a pena levar em consideração gerações mais atuais e se elas entregam bem o que prometem.
Olhe sempre alguns sites especializados e os testes que eles costumam fazer, como a lista de placas de vídeo do Site Adrenaline.
Nossa recomendação é que comece a usar placas Nvidia Geforce 1650 ou superiores ou AMD série RX. Para os que gostam de alguns detalhes mais específicos, recomendamos um mínimo de 2GB, 256 Bits e GDDR6.
Busque o processador e memória RAM ideal para rodar seus jogos com rapidez
Como já explicamos em outras listas de computador, a memória RAM vai te ajudar a manter diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto o processador ajuda a transformar a programação e contas matemáticas em uma resposta visual que você interage.
Só que no caso de jogos, o funcionamento é um pouquinho diferente.
Vamos começar com a RAM: Sabe quando você precisa copiar e colar algo, ou então desfazer aquele erro terrível de Português usando Ctrl + Z ? Então, essas informações são temporárias, então elas ficam armazenadas na memória RAM.
Quando você joga em sua máquina, existem informações do jogo — como uma moeda que caiu no chão e pode sumir depois, por exemplo — que são temporárias e não precisam ficar ali pra sempre.
Essas informações vão sendo guardadas na memória RAM, que sempre que tiver alguma informação temporária, vai ser guardada ali. Então é sempre bom dar uma moralzinha pra ela viu!
Então a lógica aqui é bem simples. Quanto mais memória RAM você tiver, mais informação você pode manter armazenada temporariamente a seu favor, e quanto maior a velocidade em MHz, essa informação vai ser armazenada e entregue de forma mais rápida.
Nossa recomendação? Que no mínimo você tenha 8GB de memória RAM DDR4 com 2600MHz.
Já o processador vai ser a parte responsável por gerenciar todos os dados e acontecimentos dentro do jogo, e ajudar com que a placa de vídeo não sofra gargalos na hora de entregar a renderização do vídeo, mostrando o que há na tela!
Normalmente, uma quantidade maior de núcleos ou uma arquitetura mais sofisticada, são os fatores que ajudam a processar de forma mais eficaz as tarefas dentro do jogo. Por exemplo, a tecnologia de Multi Threads permite que você tenha um desempenho muito melhor dos núcleos do processador.
O recomendado é um processador com no mínimo de 3 GHz e 4 núcleos que possuam Multi Threads, o que te deixa a salvo de um possível travamento. Mas vale ressaltar: priorize gerações mais atuais de processadores.
Exemplo: Um i7 de 3ª geração com essas configurações não é necessariamente bom, por não possuir suporte às novas tecnologias presentes nos jogos atuais.
Em termos de nomes, da Intel o interessante pode ser processadores da 11ª, 12ª e 13ª geração ou os poderosos Ryzen da AMD, com suas arquiteturas Zen +, Zen 3 e Zen 4 (não é o nome dos processadores, que atendem por Ryzen 3,5,7 ou 9).
Se você optar por um notebook que tenha esses dois principais componentes potentes, você não terá dores de cabeça no futuro e a vida útil da sua máquina vai ser muito maior.
Quanto mais você souber sobre o assunto, melhor serão suas escolhas, então recomendamos que leia nosso Guia Completo Sobre Memórias RAM.
Escolha a tela ideal para você ter uma boa experiência com seus jogos
Para jogos — Principalmente os competitivos — a resolução e taxa de FPS da tela fazem toda a diferença.
Uma boa qualidade de tela — tanto em resolução quanto em tecnologia de conforto aos olhos — proporciona uma imersão muito maior e mais agradável ao jogador que com certeza irá passar horas jogando sem descanso!
Para os dias atuais, o recomendado é que no mínimo a tela seja Full HD (1920×1080) já que até mesmo celulares já possuem essa tela vindo por padrão, e a tendência é que todos no futuro tenham essa resolução ou maior.
Já a taxa de atualização da tela, com certeza irá te entregar uma performance visual com fluidez. Para jogadores casuais, uma tela com taxa de 60 Hz já é suficiente, mas se você é um jogador competitivo, notebooks com uma taxa de atualização maior são mais interessantes, podendo dar uma boa vantagem contra os seus adversários
A tela com certeza irá te ajudar a ver a qualidade do jogo com muito mais clareza, ajudando no geral a apreciar a obra de forma bem mais agradável.
Existem 3 tipos de tecnologias de tela para qual você deve se atentar, e cada material tem sua vantagem e desvantagem:
- Painel TN:
O Painel TN (do inglês, “Twisted Nematic”, que significa “Nemático Torcido”) é uma tecnologia que existe desde a época dos monitores e televisores de tubo.
A vantagem desta tecnologia é a velocidade de reprodução, que permite com que a taxa de atualização de quadros na tela atinja velocidades super altas, como a de 1 milissegundo, o que com certeza influencia no desempenho de jogos competitivos.
Outra vantagem é o preço barato desta tecnologia, mas não se engane, existem monitores com valores altos com essa tecnologia, que exploram a taxa de atualização elevada com outras tecnologias adicionais.
O problema desta tecnologia é que as cores e profundidade da imagem nesse tipo de tela podem ser bem decepcionantes, já que não oferecem um bom desenvolvimento nessa parte. Se procura imagens deslumbrantes, essa tecnologia pode vir a te decepcionar.
- IPS:
A tela com tecnologia IPS (“In-Plane Switching” do inglês, “Troca em plano”) são telas que são amplamente usadas hoje em dia, e normalmente já ocupam o mercado intermediário e alto de dispositivos de imagem.
A IPS tenta entregar uma alta qualidade de imagem com uma boa resposta de atualização (média de 4 milissegundos), o que faz ela ser bem popular hoje em dia e entrega bem o que promete.
Seus valores podem variar conforme a qualidade da fabricação. Porém é uma tecnologia hoje em dia que fornece uma boa variedade de preços e marcas.
- VA:
A tecnologia VA (“Vertical Alignment” do inglês, “Alinhamento Vertical”) é a tecnologia mais sofisticada das 3, que tenta entregar uma qualidade de imagem superior a tecnologia IPS e com uma taxa de resposta maior do que a do Painel TN.
O problema dessa tecnologia é o valor extremamente alto para poder entregar essa tecnologia, sem falar da necessidade de sempre estar posicionado bem em frente da tela para poder usufruir ao máximo da qualidade oferecida.
Qual o armazenamento ideal? Você deve usar SSD ou HD?
Uma coisa para você manter em mente: Preste atenção ao armazenamento. Com o passar dos anos, os jogos ocupam cada vez mais espaço, principalmente quando você lida com jogos “Triple A” — jogos que são super produzidos e sofisticados, como “God of War: Ragnarök” ou “Elden Ring”.
Um bom e belo HD de 1TB de espaço já é um bom começo. Porém vale ressaltar por outro lado que estes jogos também precisam de um Loading mais rápido, afinal ninguém gosta de ficar esperando não é? Para isso, vale a pena sacrificar tamanho por velocidade com um SSD!
Outro ponto que vai influenciar nessa decisão é sua internet. Se ela for rápida, dá pra desinstalar e instalar jogos com facilidade, o que dá vantagem para ter um SSD, já que colocar ou ler coisas nele se tornam mais rápidas.
Mas caso você seja um colecionador de jogos através da sua máquina, o HD é o caminho que vai te ajudar melhor por causa do custo benefício.
Caso você utilize o computador apenas para alguns jogos mais específicos, é bom fazer a troca por um SSD, pois isso irá te ajudar a ter loadings mais consistentes, já que a taxa de leitura dos dados é bem mais rápida.
Mas você não precisa se preocupar em ter só um dos dois! Caso você possa ter as duas opções, melhor ainda! Assim você terá o melhor das duas tecnologias sem ficar em dúvida de qual é melhor ter!
Uma boa forma de entender melhor quais são as vantagens destes 2 tipos de armazenamento, é dar uma olhadinha no nosso post sobre o que é SSD e suas vantagens.
Agora que você já sabe como escolher notebooks gamers bons para jogos, vamos para a lista dos melhores!
1. O Melhor Notebook Gamer no Geral: Dell Alienware m15 R7
Começamos com o notebook que possui as melhores especificações dessa lista.
Ele também possui o maior preço dessa lista, algo totalmente justificável pelos seus componentes. Ele é o único da lista com uma tela de 240 Hz, além de uma resolução Quad HD e tempo de resposta de apenas 2ms, que é bastante interessante para jogadores competitivos de jogos FPS.
Para entregar todo o desempenho que esse painel pode proporcionar, este notebook conta com um processador da Intel de 12ª geração, o I7-12700H, acompanhado de uma GeForce RTX 3070 Ti de 8GB, que são mais do que suficientes para rodar os jogos da atualidade com tranquilidade.
Ele vem de fábrica com 16 GB de RAM, que pode ser expandida a até 64 GB e um SSD NVMe de 1 TB de armazenamento, você terá espaço de sobra com uma alta velocidade de leitura e escrita, o que ajuda bastante no carregamento dos jogos, para deixar sua jogatina mais fluída.
Esse notebook é feito para os gamers mais exigentes, que querem ter maior proveito do que as novas tecnologias tem a oferecer, por seus componentes serem topo de linha, ele irá acompanhar atualizações por vários anos.
Principais Características do Notebook:
Processador | Intel® Core™ I7-12700H -14/20 – 3.50 GHz (4.70 GHz Turbo) |
Placa de Vídeo | NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti com 8 GB DDR6 |
Memória RAM | 16 GB DDR4 (Expansível até 64 GB) |
Tela | QHD de 15.6″ (2560 x 1440), 240 Hz, 2ms |
Armazenamento | SSD NVMe 1 TB (Expansível) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
2. Melhor Notebook Gamer Custo-Benefício: ASUS Gamer ROG Strix G16
Esse aqui é outro monstro da nossa lista. Essa é a melhor opção custo-benefício que encontramos atualmente, ele bate de frente ao da primeira posição da lista.
Um design muito bonito com uma configuração poderosa, este notebook conta com o processador i7-13650HX da última geração de processadores da Intel atualmente.
Uma ótima opção para jogadores competitivos, já que ele conta com uma tela com taxa de atualização de 165 Hz, que é muito bem aproveitada graças a sua placa de vídeo GeForce RTX 4060 de 8 GB, em conjunto do seu poderoso processador e 16 GB de memória RAM instalada de fábrica.
Ele também pode receber um upgrade de memória para até 64 GB, e já vem com um SSD NVMe de 512 GB, que já é o suficiente para você instalar bastantes jogos, mas caso precise de mais armazenamento, ele conta com um slot M.2 para futuros upgrades.
Principais Características do Notebook:
Processador | Intel® Core™ i7-13650HX -14/20 – 3.60 GHz (4.90 GHz Turbo) |
Placa de Vídeo | NVIDIA GeForce RTX 4060 com 8 GB DDR6 |
Memória RAM | 16 GB DDR4 (Expansível até 64 GB) |
Tela | Tela Full HD (1920 x 1080) de 15,6 polegadas 165 Hz |
Armazenamento | SSD NVMe 512 GB (Expansível) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
3. O Melhor Notebook Gamer intermediário com custo-benefício: Dell G15-i1200
Aqui nós trouxemos um notebook com uma faixa de preço muito mais acessível que os anteriores, porém, também com uma configuração muito interessante.
Escolhemos a melhor opção custo-benefício da Dell, o G15-i1200, já conhecido por muitos gamers, apesar de não ser da linha Alienware, ele conta com o Alienware Command Center, onde você pode configurar e deixar seu software exatamente como gostaria, sem interferir na jogabilidade nem em outras atividades.
Esse notebook conta com o processador i5-12500H de 12ª geração, a placa de vídeo GeForce RTX 3050 de 4 GB e 8 GB de memória RAM, que pode ser expandida a até 32 GB.
Uma configuração poderosa, que é percebida com muita consistência na sua tela Full HD de 120Hz, você terá uma incrível experiência gráfica e um desempenho excepcional com esse notebook.
Ele também vem de fábrica com um SSD NVMe de 512 GB e um slot M.2 para upgrade de armazenamento caso necessário.
Principais Características do Notebook:
Processador | Intel® Core™ i5-12500H -12/16 – 3.30 GHz (4.50 GHz Turbo) |
Placa de Vídeo | NVIDIA GeForce RTX 3050 com 4 GB DDR6 |
Memória RAM | 8 GB DDR4 (Expansível até 32 GB) |
Tela | Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 120 Hz, 250 nits, WVA |
Armazenamento | SSD NVMe 512 GB (Expansível) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
4. O Melhor Laptop Gamer intermediário: Predator Helios 3004.
O Predator Helios 300 é um notebook topo de linha da Acer, que promete um alto desempenho, também com um ótimo custo-benefício.
Ele bate de frente com todos os notebooks dessa lista, pois conta com a robusta placa de vídeo GeForce RTX 3070 de 8 GB, acompanhada do processador i7-11800H de 11ª geração e 16 GB de RAM.
Com essa configuração você não terá nenhum tipo de problema de performance, mesmo com os jogos mais pesados que existem atualmente no mercado.
Seu armazenamento fica por conta de um SSD M.2 também de 512 GB, com um slot extra para upgrades. Sua memória RAM também pode receber um upgrade para até 20 GB.
Com o seu monitor IPS Full HD de 15.6” e taxa de atualização de 144 Hz, você terá uma experiência gráfica confortável, com bastante fluidez e com um alto ângulo de visão.
Principais Características do Notebook:
Processador | Intel® Core™ i7-11800H -8/16 – 2.30 GHz (4.60 GHz Turbo) |
Placa de Vídeo | NVIDIA GeForce RTX 3070 com 8 GB DDR6 |
Memória RAM | 8 GB DDR4 (Expansível até 32 GB) |
Tela | 15.6” IPS de 144 Hz com resolução Full HD |
Armazenamento | SSD M.2 512 GB (Expansível) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
5. O Melhor Notebook Gamer Barato com Intel: Lenovo ideapad Gaming 3i
Por último mas não menos importante, trouxemos a opção baratinha. Um notebook gamer de entrada, porém com uma ótima configuração e componentes de alta qualidade que vão dar conta do recado.
Este notebook conta com o processador i5-11300H de 11ª geração da Intel e ele vem com uma memória RAM de 8 GB, que pode ser expandida até 32 GB.
A sua placa de vídeo é a NVIDIA GeForce GTX 1650 4 GB GDDR6, que tem um desempenho que atende tranquilamente as recomendações mínimas da maioria dos jogos atuais.
Esse notebook também é ultrafino e leve, o que é muito bom para quem precisa se locomover bastante durante o dia a dia.
Para fechar, ele também vem com SSD M.2 de 512 GB e um slot extra, que permite que você aumente a capacidade de armazenamento caso necessário.
Por mais que tenha a configuração mais modesta dessa lista, esse notebook ainda é um dos melhores na sua categoria, se você está com um orçamento mais apertado, vale a pena dar uma atenção para esse modelo.
Principais Características do Notebook:
Processador | Intel® Core™ i5-11300H -4/8 – 3.10 GHz (4.40 GHz Turbo) |
Placa de Vídeo | NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4 GB DDR6 |
Memória RAM | 8 GB DDR4 (Expansível até 32 GB) |
Tela | 15.6‘’ Full HD WVA Antirreflexo de 250 nits |
Armazenamento | SSD M.2 512 GB (Expansível) |
Sistema Operacional | Windows 11 |
Conclusão
Apesar da alta dos preços no setor de tecnologia nos dias atuais, ainda existem diversos Notebooks que oferecem uma performance que com certeza irão te permitir jogatinas divertidas por um bom tempo e por um preço que vale a pena.
Os Notebooks com processadores AMD estão finalmente retornando, e com a ascensão dos processadores Ryzen e uma possível parceria com a Nvidia, no futuro talvez será possível ver notebooks com preços ainda mais baixos e com performance de alto nível.
Com certeza essa é uma lista que pode vir a ser atualizada no futuro, então contamos com sua ajuda para nos informar quais notebooks podem vir a se encaixar nessa lista!
Se formos resumir tudo que vimos até aqui, aqui estão os principais pontos.
Para você que está com um orçamento menos restrito e quer realmente um dos melhores notebooks gamers do mercado, as nossas indicações são o Dell Alienware m15 R7 ou o ASUS Gamer ROG Strix G16.
Se você está buscando por custo-benefício, confira os modelos Dell G15-i1200 e o Predator Helios 300.
E se você está procurando um notebook gamer bom e barato, nós indicamos o Lenovo ideapad Gaming 3i.
E nos conte nos comentários o que achou! Gostou de algum? Acha que tem algum modelo que se encaixaria melhor nesas lista? Qualquer dúvida a gente tá por aqui! Espero que tenhamos te ajudado e até a próxima!